Euros ’84: Michel Platini – um violino principal em um quarteto de cordas sofisticado

Euros “”84: piano: michel platini – uma das melhores cordas do mundo

O relógio do árbitro estava correndo. O meio-campista espanhol fez uma falta na área com o zagueiro francês Bernard Lacombe. Na primeira partida do campeonato francês, o capitão e talismã francês Michel Platini assumiu a liderança com o placar de 0 a 0. Mas vamos dar a volta por cima um pouco.

A ascensão

Ele não tinha chance de ser um dos primeiros astros do futebol na comuna francesa de Joeuf, que estava localizada no norte da França. Durante um julgamento com metz, um jovem de 16 anos de Platini foi uma vez reprovado por um espirômetro. O médico lhe deu um desmaio, pois esperava-se que ele morresse de um coração fraco e dificuldades para respirar. Mas como o destino gostaria, o pai aldo era um jogador de futebol profissional como Nancy. O início de uma gloriosa carreira no futebol começou com uma posição de reserva. Platini lentamente subiu ao topo da liga, tornando-se um dos melhores jogadores da Ligue 1, e ele tem subido constantemente para o topo da liga desde então. Depois de uma longa carreira com o Nancy, com 88 gols em 179 jogos, platini mudou-se para saint-etienne em sete anos. Em seus três anos no clube, ele só conseguiu ganhar um título da liga. Ele sabia que precisava do time certo e da liga certa para ganhar o mundo do futebol. Assim que liam Brady saiu do clube, os gigantes italianos da Juventus estavam procurando um novo no10. O garoto que lhe disseram que não seria capaz de jogar futebol era agora a estrela da maior dinastia do futebol. O grande talento de Platini, que fez dele o melhor jogador do mundo na época, foi a capacidade de ler o jogo, um cérebro afiado que escolheu o passe que ele não podia. “”Que jogador – ele é um grande jogador – ele pode atirar a bola tão bem quanto pode””, disse sir Bobby Charlton, que o viu jogar.

O palco é construído

Os franceses conquistaram o maior triunfo na arena internacional na famosa vitória de Platini em 1958. A Copa do Mundo de 1976, na Argentina, foi outra derrota, quando o jogador de 21 anos e a equipe francesa foram eliminados na fase de grupos. Em 1982, no entanto, chegaram às semifinais. No segundo tempo, a França estava 3 a 1 contra a Alemanha Ocidental aos 98 minutos, com Platini marcando um pênalti aos 27 minutos. Após 120 minutos, os alemães haviam feito três gols e assumiriam a liderança com penalidades. Em contraste, a maior história do futebol em 1984 foram os campeonatos europeus do outro lado da bola. Ele escreveria história em sua terra natal. Em Paris, Bleus começou um ataque à Dinamarca. A primeira vitória no torneio, após um ataque de Platini aos 79 minutos, foi suficiente. Eles levaram a Bélgica para Paris em quatro dias. Este é o jogo que deu a França a vantagem para ganhar o cobiçado prêmio Henri Delauney. Quando os franceses invadiram, Platini fez um hat-trick de cinco gols. Outra grande masterclass foi realizada na terceira fase. Com a vitória sobre a Iugoslávia, ele terminou a fase de grupos com outro hat-trick, desta vez contra um placar de 3-2. Nas semifinais, apenas dois grupos foram autorizados a ir para as finais. A França enfrentou Portugal e Espanha contra a Dinamarca. Platini olhou por cima dos ombros dos 55.000 que estavam lá para ver os franceses e portugueses com esperança e sonhos. A França marcou um tiro livre aos 22 minutos de jogo. Pau disse que o zagueiro português, Manuel Bento, parecia um relâmpago para uma troca potencialmente brutal com platini. No entanto, a bola bateu em Jean-François Domergue, que disparou um tiro no céu. Foi uma briga pela bola por 50 minutos antes do gol de Rui Jordão. O jogo foi jogado na prorrogação. O português iniciou a primeira fase do desafio. O segundo gol de Jordão deu ao país uma vantagem de 2 a 0. Por enquanto, Platini estava à beira de sua capacidade de alcançar um jogador europeu. O segundo gol de Domergue na partida, que foi comemorado pelo seu aniversário, surpreendeu a todos. Como a França acreditava que poderia ganhar, o pânico se espalhou para o velódromo do stade. Platini, com uma camisa e meias tousled, com uma aura protetora ao seu redor, entrou na caixa por 60 segundos e mandou a França para o último round. Foram 90 minutos para chegar ao sonho francês.

Avance para agora

Com um rápido olhar, ele procurou por fraquezas na parede, tanto Platon quanto Luis Arconada olhando atrás dele. Platini levantou-se e levou a bola para o fundo da parede, que ainda estava de frente para a Arconada, e ele a colocou no ar, tentando ganhar a liderança da França. Para encontrar um segundo gol crucial, les bleus teve que ir com tudo. Os defensores espanhóis mantiveram forte resistência contra ondas de contra-ataque. Dado o seu passado, eles foram justificados pelos céticos franceses. Até que Platini subiu ao pódio com os braços levantados no ar, os fãs nas arquibancadas não se atreveram a comemorar. Mas então, finalmente, acabou. Em segundos, Bruno Bellone se sacrificou para garantir que o jogo fosse garantido como moanco. Os franceses estiveram no torneio em 1984. A noite parisiense já passou há algumas décadas. A lista de façanhas de Diego Maradona é frequentemente dominada pelos nomes de performances individuais em competições internacionais. Nestas conversas, platini merece ser mencionado no grupo, assim como o francês, que marcou nove dos 14 gols que a França alcançou no torneio. O maior legado provavelmente seria, se não pelas famosas contravenções de sua antiga vida na política, Michel Platini, que era um “”violino chave em um quarteto de cordas””.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × dois =