História do futebol nos Jogos Olímpicos

O futebol foi jogado nas Olimpíadas

A história do futebol e das olimpíadas é longa e complexa. À medida que o futebol internacional crescia, os primeiros jogos olímpicos modernos foram realizados em Atenas em 1896. Apesar da presença da FA no mundo, o esporte não era tão organizado ou oficial em outros países. No olímpico de 1900, o futebol foi o primeiro jogos olímpicos. O torneio não foi um time de grandes clubes da França, Londres ou da Universidade da Bélgica. Havia mais de uma dúzia de jogos no vélodrome de vincennes. Na partida contra o Clube Français, o Upton Park venceu por 4 a 0 a favor dos estudantes belgas. Eles receberam a medalha de ouro para a Inglaterra. Medalhas de ouro, prata e bronze foram concedidas à Grã-Bretanha, França e Bélgica.

O futebol foi jogado nas Olimpíadas

Em 1904, o torneio de futebol americano foi realizado nos ESTADOS Unidos, com três clubes representando os EUA, os paroquianos de St. Rose e o St. Louis College of Christian Brothers. No total, a equipe canadense levou os dois jogos, com 11-0 e medalhas de ouro. Embora o COI considere o torneio oficial, a Fifa não o reconhece.

Seleções nacionais participam de um torneio pela primeira vez

O primeiro torneio de futebol dos Jogos Olímpicos foi disputado em 1908 na Grã-Bretanha. A competição foi dividida em seis equipes: Grã-Bretanha, França A, França B, Suécia, Dinamarca e Holanda. Na última partida, o estádio da Cidade Branca da Grã-Bretanha-Dinamarca foi uma vitória. Nielsen marcou dez gols nos Jogos Olímpicos, e já foi um recorde mundial para a equipe dinamarquesa. Harald Bohr também estava entre a equipe. Na partida de abertura da campanha dinamarquesa, Harald marcou dois gols na vitória da Dinamarca por 9 a 0. Dezesseis dos participantes foram dos próximos Jogos Olímpicos da Suécia. No novo formato, as equipes segunda classificadas do torneio terão um adeus na segunda rodada. Nas duas primeiras rodadas, o time foi eliminado. O grupo húngaro foi levado para o jogo de consolação, que eles venceram pela Hungria. A batalha mais famosa foi uma repetição de 1908, que viu a Grã-Bretanha e a Dinamarca disputarem a honra. Em Estocolmo, a Grã-Bretanha estava ganhando por 4-2.

O governo britânico termina

Após a eclosão da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos foram interrompidos. Em 1920, os jogos foram realizados na Bélgica pela primeira vez. O Egito foi o primeiro país não europeu a ser representado nas Olimpíadas. Após a retirada da delegação alemã, austríaca e húngara do torneio, a Grã-Bretanha foi acusada de estar envolvida em uma disputa com a delegação alemã, austríaca e húngara. Na primeira rodada, eles participaram das Olimpíadas e foram derrotados pela Noruega por 3 a 1. Na década de 1920, houve também uma controvérsia. É o único torneio internacional que foi abandonado. A primeira meia hora foi disputada no estádio olímpico da Antuérpia. A República Tcheca saiu de campo aos 40 minutos, quando reclamou com Lewis e sua arbitragem. O protesto foi, portanto, excluído do torneio. A medalha de ouro foi concedida à Bélgica, Espanha e Holanda.

Os sul-americanos estão na arena

O torneio de futebol continua a crescer à medida que os Jogos Olímpicos continuam. 24 países de quatro confederações foram representados na edição de 1924. O primeiro representante do Uruguai nos Jogos Olímpicos foi a América do Sul. Na final, os urugans ganharam a medalha de ouro, e depois lutaram pela primeira vez no torneio. Os uruguaios tinham uma diferença de 20-2 na final.

A equipe que ganhou ouro em 1924 (wikimedia commons)

Em 1928, o futebol era cada vez mais popular como um esporte nacional. Apenas jogadores amadores foram autorizados a se inscrever desde então. Portanto, a profissão do futebol tornou-se comum na maioria dos países. A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, e o torneio foi organizado pela Fifa, que agora ficou conhecida como a Copa do Mundo. As Olimpíadas mudaram muito o futebol desde a Copa do Mundo. Os Jogos Olímpicos foram realizados pela última vez em 1928. Em um tribunal holandês, Uruguai e Argentina estavam na final do torneio. Após o empate, o jogo de ida do Uruguai foi marcado para um replay. Na seleção do país-sede para a primeira copa do mundo, essas duas medalhas de ouro desempenharam um papel crucial.

A Copa do Mundo é um evento popular

Após o sucesso da década de 1930, a Fifa baniu o futebol dos Jogos Olímpicos. Em 1936, após as autoridades alemãs insistiram, o esporte foi revivido. Em Berlim, os dois países levaram medalhas de ouro, batendo a Áustria por 2 a 1 na final. Com a chegada do profissionalismo no esporte, o futebol tem se tornado cada vez mais difícil de sustentar. Além disso, não havia dúvida de que os Jogos Olímpicos não seriam tomados pela Copa do Mundo. A região também foi apoiada pelas nações do leste europeu, que ainda não tinham sido amadoras. Entre eles, cinco medalhas de ouro foram concedidas à Hungria e à União Soviética.

Os ventos estão mudando

Apesar da escolha inicial da Fifa de se concentrar na Copa do Mundo, a decisão do COI de permitir que jogadores profissionais comparecessem ao torneio foi só em 1984, nos Estados Unidos. A Fifa e o COI finalmente chegaram a um compromisso de que só seriam capazes de colocar em campo jogadores que não tinham participado da Copa do Mundo. Em 1992, as regras foram alteradas novamente, dizendo que todos os jogadores devem ter entre 23 e 25 anos. O COI também alterou as regras em 1996, permitindo que todas as nações adicionassem três jogadores com mais de 23 anos. Nos anos 2000, foi favorecido por muitas nações africanas e nigéria e camarões no formato. Os Jogos Olímpicos de 1996 nos Estados Unidos também foram um momento divisor de águas no sentido de que foi a primeira vez que o futebol feminino foi jogado nos Jogos Olímpicos. A competição feminina é igual à Copa do Mundo e não tem limite de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

treze + quatorze =